Fazer regime não é nada fácil. Pior ainda é, depois de tanto esforço, subir na balança e ver que simplesmente não emagreceu o que queria. Trata-se do chamado efeito platô, quando há a estabilização de peso após um período de dieta.
Segundo o médico Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia, esse efeito se dá tanto em homens quanto em mulheres. E ocorre principalmente por causa de dietas malfeitas que não são acompanhadas por médicos e também pelo uso de remédios para emagrecer. “Não se deve fazer regimes radicais. A pessoa que decide parar de comer, ou usa medicamentos, acaba gastando energia que não é reposta.
Como consequência, o organismo cria uma defesa e não quer mais desperdiçar essa energia”, disse.
Mas não é porque a balança não mostra os resultados desejados que a dieta deva ser interrompida. “Diante do efeito platô, a pessoa deve continuar com os hábitos. Com o tempo, o organismo volta a trabalhar com os níveis hormonais mais baixos, reiniciando um ciclo de emagrecimento”, afirmou o especialista que acrescenta a importância da prática de atividade física.
Confira sete dicas para não ser uma das vítimas do efeito platô:
- Procure um médico para fazer uma reeducação alimentar;
- Procure anotar a dieta para fazê-la corretamente;
- Crie metas de exercícios e, a cada semana, tente superá-los;
- Não se pese diariamente, pois isso pode gerar ansiedade;
- Nunca baseie-se na balança, pois ela pode mostrar que você não perdeu peso. Mas ao tirar suas medidas, com certeza vai ver que perdeu alguns centímetros;
- Alimente-se com qualidade e não com quantidade;
- Cada organismo reage de uma forma, por isso, evite comparações
Fonte: Terra
Eu estava no efeito platô, malhando bastante e nada do peso abaixar, mesmo seguindo a dieta da nutricionista, as vezes acontece quando emagrecemos muito (já foram 50 kilos) mas ainda quero emagrecer mais!!! Xô platô!!!
As dicas desse blog são maravilhosas.
Beijinhos!