O exercício faz perder peso, simplesmente, porque o corpo gasta calorias, razão pela qual é um fator fundamental associado à alimentação, quando o objetivo é emagrecer.
Gastamos calorias quando nos movimentamos, andamos, subimos as escadas, dançamos, etc. Até mesmo quando não fazemos nada, o corpo gasta calorias para manter a atividade corporal, o que se designa por metabolismo em repouso: o corpo continua a trabalhar para manter as funções vitais do organismo (digestão, temperatura corporal, funcionamento dos órgãos, etc.)
Quando emagrecemos, sentimos-nos melhor e a nossa sua silhueta afina? Mas, porquê? Porque ao fazermos exercício perdemos gordura, aumentando a massa muscular, o que contribui para aumentar o metabolismo em repouso e gastar mais calorias.
Mas apesar de uma silhueta mais elegante, o peso indicado pela balança não baixa (ou aumenta um pouco). Este fenómeno é devido ao aumento da massa muscular, uma vez que esta é mais pesada que a massa gorda.
É preciso não esquecer: embora o exercício permita perder peso, é necessário continuar a praticá-lo regularmente, porque se deixar bruscamente de fazer exercício pode engordar. De fato, quando fazemos dieta, produz-se uma imediata redução da quantidade de energia gasta e, simultaneamente, ao estabilizar-se o peso num nível mais baixo, produz-se uma importante diminuição do metabolismo basal e da energia necessária à atividade corporal. É então necessário ajustar-se o equilíbrio entre a energia ingerida e a energia gasta, pois caso contrário, o peso aumenta automaticamente. Por isso, é vital não deixar de fazer exercício. Trata-se de uma regra fundamental, principalmente depois de estabilizarmos o peso e para o mantermos.
Benefícios da Atividade Física:
* Aumenta a sensação de bem-estar;
* Reduz a agressividade e a ansiedade;
* Melhora a força, a flexibilidade, a velocidade, a destreza, a agilidade e o equilíbrio;
* Aumenta a densidade óssea, reduzindo a probabilidade de Osteoporose;
* Regula o Colesterol e a Pressão Sanguínea;
* Melhora o sono e aumenta a energia;
* Melhora as funções cardio-respiratórias, diminuindo o risco de doenças do coração;
* Aumenta a longevidade;
* Melhora e regula o metabolismo e as funções do organismo.
* Diminui o risco de morte prematura;
Fonte: Desporto e Natureza
—-
Excelente texto, não?
Isa
Olá , ameei seu blog ! Gostaria de receber algumas dicas no meu e-mail , se puder …me mande , beeijos;
comecei a fazer exercicios sem gostar ,por obrigação mesmo . agora faço por prazer….
Faltou dizer que o exercício só ajuda a eliminar pesose existir um balanço energético negativo. Não adianta se exrcitar e continuar se entupindo mais e mais de comida!!!
É um privilégio ver o nosso texto aqui publicado!
Obrigado!